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Foto do escritorHugo Lourenço

A importância da ambidestria de negócios e seus impactos quando não investida


Nesta nossa série sobre ambidestria estamos cada vez mais fortalecendo e deixando clara a importância das empresas investirem em ambidestria e principalmente na ambidestria de negócios. Então veremos aqui a importância da ambidestria de negócios e seus impactos quando não investida.


Não investir em ambidestria e principalmente em ambidestria de negócios, aumenta a probabilidade do risco de ameaça de ficar para trás no mercado, uma vez que a concorrência está totalmente acirrada e a inovação é um dos principais fatores de diferenciação e vantagem competitiva neste nosso novo modelo de economia digital.


É importante ressaltar que nem todas as empresas precisam possuir uma estratégia de ambidestria. Algumas empresas podem ser bem-sucedidas em um modelo de negócios mais tradicional, sem a necessidade de investir em inovação ou novas tecnologias.

Isso pode ocorrer com empresas ou entidades que se encaixam por exemplo em:

  • Setores mais estáveis e consolidados: como indústrias tradicionais, negócios locais e principalmente com pequenas empresas familiares;

  • Serviços essenciais: como serviços públicos onde governantes focam apenas na manutenção da operação atual.

Mesmo nestas “áreas” acima, a falta de adaptação sobre as mudanças e tecnologias pode eventualmente afetar negativamente o valor gerado, a competitividade e a prosperação do negócio ou da empresa no mercado.


Avaliação sobre a necessidade da ambidestria


Devemos avaliar a necessidade de sermos ambidestros e considero que na maioria dos casos a necessidade é clara e essencial.


  • A avaliação depende de vários fatores ou questões sobre a empresa, tais como:

  • Indústria que a empresa atua;

  • Tamanho da empresa;

  • Posição no mercado;

  • Quão acirrada é a competição no mercado?

  • Quais são as principais tendências tecnológicas e de mercado que afetam a indústria que atua?

  • Estamos perdendo market share?

  • Permos clientes ou mercado para concorrentes mais inovadores e ágeis?

  • Há disposição da empresa em investir em novas tecnologias, inovação e novas formas de atuação nos negócios e no mercado?

  • Há uma certa capacidade financeira e organizacional para investir em ambidestria de negócios?

Exemplos sobre a necessidade de ambidestria


Cenário 1

  • Tipo: Empresa de varejo;

  • Problema ou oportunidade: Dificuldades para se manter competitiva no mercado devido ao crescimento do comércio eletrônico;

  • Proposta de solução: Avaliar a necessidade de investir em uma estratégia de ambidestria através das ações a seguir:

    • Criação de uma loja virtual;

    • Desenvolvimento de um aplicativo de compras;

    • Realizar marketing digital;

    • Internacionalizar a venda, podendo ter a venda dos produtos em outros idiomas e plataformas e, logística que permitam essa internacionalização;

    • Fazer parcerias com empresas de logística para garantir as entregas em diversos locais e que atuam de forma remota através da tecnologia;

    • Entre outras soluções digitais.


Cenário 2

  • Tipo: Empresa de tecnologia;

  • Problema ou oportunidade: Atua em um mercado altamente competitivo onde a inovação é um fator crítico de sucesso e vê seus concorrentes inovando sempre em seus produtos e serviços;

  • Proposta de solução: Avaliar a necessidade de investir em uma estratégia de ambidestria através das ações a seguir:

    • Avaliar a necessidade de investir em novas tecnologias, novas metalidades e formas de atuação, tais como:

      • Inteligência artificial;

      • Desenvolver novos produtos e soluções que agreguem valor e que seja exponencial e disruptivo;

      • Indústria 4.0;

      • IoT - Internet of Things;

      • Ter uma forte cultura de inovação;

      • Entre outros pontos.

Nessa avaliação é importante considerar a situação atual da empresa em relação ao mercado e à concorrência, bem como a sua disposição e capacidade de investir em inovação e em novas tecnologias e mentalidades. Caso contrário, a empresa pode enfrentar dificuldades para se manter no mercado e perder participação para concorrentes mais inovadores e ágeis.


Empresas que não investem em ambidestria


Quando há empresa que não investem em inovação e em ambidestria de negócios neste nosso mercado altamente competitivo e em constante mudança, elas tendem a diminuir a probabilidade de obter sucesso e de prosperar em seus negócios. Essa é uma afirmação que acredito e que já vi muito em contextos que já atuei!


Algumas perdas que essas empresas podem ter são:

  • Perdas de portunidades de negócios;

  • Perdas de vantagem competitiva;

  • Perdas de mercado, considerando que novos concorrentes aparecerão fortes e se destacarão no mercado;

  • Desatualização tecnológica e impossibilidade de inovação através da tecnologia;

  • Não reconhecer ou conhecer tecnologias emergentes que surgem constantemente no mercado;

  • Falta de adaptação e agilidade de negócios;

  • Dificuldade em se manter relevante para as demandas do mercado, aos clientes e às novas tendências;

  • E é claro, várias outras perdas aumentam as chances de perder clientes.


Ressalto que a ambidestria de negócios não significa apenas investir em inovação, significa também manter a eficiência e a eficácia no que já é o “core business” do negócio e da empresa.


Riscos


O gerenciamento de riscos é uma disciplina, área e mentalidade essencial para avaliar os possíveis impactos positivos e negativos do investimento em inovação e ambidestria de negócios.


Uma empresa que não investe em inovação e ambidestria de negócios também aumenta a sua probabilidade de ameaças sobre ficar vulnerável a mudanças no mercado e em seu ambiente interno. Se uma empresa não investe em ambidestria, em inovação e em tecnologia, verá seu concorrente investir em novas tecnologias ou adotar uma abordagem mais inovadora, podendo tirar uma fatia significativa de mercado da empresa.


Nesse mundo VUCA e de economia digital, podem ocorrer mudanças nos hábitos de consumo dos clientes ou nos requisitos regulatórios podem deixar a empresa em desvantagem se ela não estiver preparada para se adaptar rápido.


Uma gestão de riscos eficiente e eficaz ajuda a empresa minimamente a identificar, eliminar e a mitigar os riscos de ameaças associados a esses investimentos, tomadas de ações e decisões. Além de favorecer a empresa em conseguir inovar, maximizar o potencial de sucesso no mercado e avaliar os potenciais ganhos de negócios que podem ser obtidos com a ambidestria de negócio.


Deixo aqui mais uma super dica. Veja mais sobre a importância do gerenciamento de riscos no artigo "Descubra como a Gestão de Riscos determina o Sucesso da Ambidestria de Negócios".


Conclusão


A falta de investimento em inovação e na ambidestria de negócios pode prejudicar a competitividade e a capacidade de adaptação de uma empresa em um mercado com foco na economia digital e em constante mudança.


É preciso avaliar caso a caso a estratégia de ambidestria e é importante que as empresas estejam sempre atentas às tendências do mercado, às tecnologias, aos comportamentos e aos desejos de seus clientes e não clientes. Além, é claro, de ficar de olho na evolução dos seus concorrentes. Avaliar constantemente se a sua estratégia de negócios ainda é viável e sustentável é um ponto chave para a ambidestria e para os resutlados.


Investir em ambidestria de negócios pode ser uma forma de garantir a sobrevivência e principalmente em conseguir a prosperação dos negócios e da empresa atingindo os objetivos estratégicos e o sucesso no mercado. Podendo assim atender novos mercados, expandir sua base de clientes, aumentar a eficiência e a eficácio operacional e de negócios, melhorando a qualidade de seus produtos ou serviços.


Quer atuar com proficiência e profissionalismo, com ambidestria, gestão de riscos, inovação e agilidade de negócios em sua empresa e em seus negócios? Venha comigo e vamos juntos acelerar as capacidades e os resultados dos seus negócios!


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