Uma visão para Evoluções Organicionais é ter a compreensão e o autoconhecimento de que:
Não adianta considerar apenas os conhecimentos e competências humanas tácitas, pensando que podemos e conseguimos tal coisa de forma tácita.
Mesmo pensando que conseguimos, não é certeza de que a execução será com sucesso!
É essencial confirmar que a organização possui proficiência nas capacidades necessárias (de forma explícita, autoconhecimento, pragmática e empírica) para seus resultados e propósitos, caso contrário se for direto para a execução, com certeza terá uma grande “lesão” organizacional.
Para apoiar isso, vem a importância de investimento, proficiência e cultura adequada em Gestão de Riscos, OxE, Agilidade Estratégia, Ambidestria Organizacional, entre outras práticas e mentalidades modernas.
PS: esse vídeo é um meme de uma lesão minha mesmo, onde pensei em uma grande estratégia/jogada (tácito) mas que o corpo não estava com a capacidade (de forma explícita, autoconhecimento, pragmática e empírica) para executá-la 😆
Ou seja, mesmo eu correndo 5KM numa corrida constante como rotina e exercícios, no futebol ao dar uma explosão para a corrida, veio a lesão. Lição aprendida: preciso ter treinos adicionais para parte diferentes da perna / corpo!
Uso esse meme para relacionar ao contexto empresarial que comentei acima 😉
Comments