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Foto do escritorHugo Lourenço

10 dicas para implementar ambidestria de negócios em empresas e consultorias


Em artigos anteriores falo muito sobre ambidestia e ambidestria de negócios e é comum as empresas de consultoria não pensarem que a ambidestria também é para elas. Então temos aqui as “10 dicas para implementar ambidestria de negócios em empresas e consultorias”.


A ambidestria é para todos que enxergam que a nossa economia digital é uma porta e meio de oportunidades para inovação, disrupão e novos negócios que buscam não apenas a sobrevivência dos negócios e da empresa, mas principalmente a prosperidade destes. Então podemos ser ambidestros em todos os tipos de negócios e de empresas, sendo ou não de consultorias.


Ações chaves


Você pode avaliar a ambidestria de negócios em sua empresa com a contratação de uma outra empresa ou pessoa especializada, como exemplo, atuando comigo. Pois atuo com um modelo de assessment e mentalidade de parceria estratégica, de agregador ao negócio e de aceleração dos resultados de negócios aos clientes. Onde aplico várias práticas e mentalidades para ajudar a alavancar o sucesso operacional, dos negócios e da empresa como um todo.


Não acredito que exista uma única forma ou receita para avaliarmos e planejarmos o “how to” sobre como aumentar a proficiência de ambidestria de negócios das empresas, mas com certeza, as dicas aqui ajudarão muito nesta jornada.


Algumas ações chaves que podem ser direcionadas “junto e com” o cliente pela consultoria, para o sucesso e resultados esperados são:

  1. Avaliar os produtos e serviços atuais da empresa;

  2. Análise aprofundada do mercado em que a empresa atua;

  3. Identificar tendências tecnológicas e de mercado;

  4. Avaliar a concorrência;

  5. Identificar oportunidades para a empresa investir em inovação;

  6. Identificar oportunidades para novas formas de atuação;

  7. Recomendar soluções específicas para a empresa;

  8. Recomendar a adoção de novas tecnologias;

  9. Recomendar a experimentação de um novo modelo de negócios;

  10. Recomendar o desenvolvimento de novos produtos e serviços;

  11. Recomentar a criação de um comitê interno de inovação para alavancar a cultura de inovação do negócio/empresa, podendo esse comitê focar em pontos sugeridos ou não anteriormente pela consultoria, tais como:

    1. Ser composto por colaboradores de diferentes áreas da empresa. Principalmente com pessoas de negócios e das áreas técnicas. É essencial ter representantes das outras áreas não técnicas, como contábil, financeira e jurídica;

    2. Ter a responsabilidade de identificar tendências tecnológicas e de mercado;

    3. Avaliar novas oportunidades de negócios;

    4. Propor soluções inovadoras para a empresa;

    5. Ter encontros periódicos para apresentar suas ideias e recomendações à liderança da empresa;

    6. Trabalhar em conjunto com as áreas técnicas da empresa para implementar as soluções propostas;

    7. Entre outras ações.

  12. Enfim, tirar um super raio x da empresa, dos negócios, estratégias e de tudo que puder considerar.


Observe que são apenas algumas ações listadas e que ações isoladas não garantem os resultados desejados. As ações precisam fazer parte de uma grande estratégia e planos adaptáveis que represente uma grande jornada de evolução para alcançar o que se espera com a ambidestira de negócios.


Dica 1 - Foco na jornada


Focar na jornada e ter um plano estratégico adaptável para os resultados que se busca com a ambidestria de negócios.


Esse tipo de iniciativa focada na jornada ajuda a empresa a avaliar continuamente sua necessidade e implementação da ambidestria de negócios, promove a inovação, agilidade e a flexibilidade de adaptação em todas as áreas e negócios da empresa.


Pontos chaves e estratégicos


Há alguns pontos chaves e estratégicos que são as grandes ações ou iniciativas essenciais para a ambidestria de negócios e que representam importantes pontos de atenção e do foco que preciamos atuar para alavancarmos a ambidestria de negócios nas consultorias e nas empresas em geral.


Dica 2 - Análise de mercado


Avaliar e realizar pesquisas de mercado em que a empresa atua e identificar tendências e mudanças que afetam ou que possam afetar a demanda pelos serviços de consultoria. Se houver já mudanças ou tendências de mudanças significativas no mercado, a empresa precisa investir em novas competências e serviços para se adaptar às estas necessidades e ao mercado. É a oportunidade de ser inovador, disruptivo, visionário e obter resultados exponenciais.


Dica 3 - Identificação de oportunidades


Avaliar se há oportunidades para expandir seus serviços para novos mercados ou para oferecer novos serviços para seus clientes atuais e principalmente para os não clientes. Isso pode exigir investimentos em novas tecnologias ou em novas competências organizacionais e de negócios. Pode ser uma oportunidade de se desenvolver parcerias com empresas de tecnologia ou empresas de outros tipos para expandir sua oferta de produtos e de serviços. É a oportuniade de ser inovador, disruptivo, visionário e obter resultados exponenciais.


Dica 4 - Avaliação da concorrência


Avaliar a concorrência e identificar quais serviços e competências são oferecidos por outras empresas de consultoria. Isso pode ajudar a identificar áreas em que a empresa precisa investir para competir de forma eficaz, eficientes e principalmente em conhecer seus não clientes, criando estratégias de inovação para conquistá-los. É a oportunidade de ser inovador, disruptivo, visionário e obter resultados exponenciais.


Dica 5 - Avaliação das competências internas


Avaliar suas próprias competências e capacidades e identificar quais habilidades, competências ou serviços que precisam ser desenvolvidas ou adquiridas para competir de forma eficaz e eficiente nesta economia digital e neste mercado em constante mudança. É a oportunidade de ser inovador, disruptivo, visionário e obter resultados exponenciais.


Dica 6 - Autoconhecimento


Mais do que avaliar o merado, avaliar as competências internas e a concorrência. Gerar a capacidade de se conhecer é fundamental para agregar dados, informações e valor aos outros pontos chaves, às ações, pontos de decisões, direcionamentos e em tudo mais que precisar. O autoconhecimento é a base de partida para qualquer análise e ações, principalmente quando precisamos partir de um cenário atual para um cenário desejado nos negócios. Afinal, o que você empresa de consultoria é hoje e o que você quer ser amanhã? Qual o seu propósito hoje e qual será o seu propósito de amanhã? É a oportunidade de ser inovador, disruptivo, visionário e obter resultados exponenciais.


Dica 7 - Cultura de inovação


Sem uma cultura de inovação não haverá a aceleração dos resultados de negócios e não teremos a ambidestria alavancada na empresa. Estabelecer a cultura de inovação e agilidade dentro da empresa promove também o incentivo aos colaboradores a buscar novas ideias e soluções. A inovação é também uma mentalidade e característica de empresas e de negócios que prosperam. Empresas de consultoria que não possuem essa cultura, aumentam as chances de não prosperarem no que fazem. Por outro lado, por ser uma consultoria, está acostumada a desafios, a resolução de problemas, à atender as expectativas de seus clientes; então, por que não resovler os “seus problemas e oportunidades” e atender a si mesma através da ambidestira de negócios? Sim, a inovação é uma grande saída e jornada para que as consultorias façam e tenham um diferencial e que se tornem ou continuem sendo essenciais no mercado, para seus clientes atuais e não clientes que serão conquistados através desta inovação. É a oportunidade de ser inovador, disruptivo, visionário e obter resultados exponenciais.


Estabelecer uma cultura de inovação e agilidade dentro da empresa, incentivando os colaboradores a buscar novas ideias e soluções.


Dica 8 - Gerenciamento de riscos


Aqui apanas reforço que é essencial a gestão de riscos! É clara a importância de sempre atuarmos com um gerenciamento de riscos de forma profissional em todos os contextos que estivermos. É a oportunidade de ser inovador, disruptivo, visionário e obter resultados exponenciais.


Dica 9 - Planejamento estratégico


Desenvolver um plano estratégico flexível para investir em novas competências, serviços e tecnologias. Como citado na “dica 1 - foco na jornada”, aqui o complemento é que a estratégia precisa considerar todas as dicas acima e refletir exatamente o espírito, a inovação, a disrupção e a “visão visionária” que buscamos para acelerar os resultados de negócios com o apoio da ambidestria de negócios. É a oportunidade de ser inovador, disruptivo, visionário e obter resultados exponenciais.


Dica 10 - Encontre e experimente o seu jeito


Encontre e experimente o seu jeito de alcançar a ambidestria de negócios nas empresas e principalmente em consultorias. Como mencionado anteriormente não acredito em um único jeito, mas as dicas anteriores darão subsídios para a você/empresa encontrar a sua maneira e de experimentar alternativas de forma ágil, coletiva e colaborativa entre seus funcionários e parceiros.

Não tenha medo de experimentar, tenha medo de não tentar!

Conclusão


Essas dicas ajudam as empresas, principalmente as de consultoria, avaliar sua necessidade de ambidestria de negócios e a investir em novas competências, produtos, serviços, processos e tecnologias para competir, sobreviver e prosperar no mercado.


Quer atuar com proficiência e profissionalismo, com ambidestria, gestão de riscos, inovação e agilidade de negócios em sua empresa e em seus negócios? Venha comigo e vamos juntos acelerar as capacidades e os resultados dos seus negócios!


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